Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo,

igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação. Teve várias fases, entre as quais esta, sucedida já em maioridade. Ocorria-me um dito de espírito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventava, cuja história acrescentava, e cuja figura — cara, estatura, traje e gesto — imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vários amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distância, oiço, sinto, vejo. Repito: oiço, sinto vejo...

Desenvolvimentos

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Anotações sobre desenvolvimento


Durante o desenvolvimento do projeto e respetivos testes passamos por um período de experimentação em que o que definimos nas etapas anteriores do método a/r/cográfico pode (e deve) ser alterado ou melhorado. Assim, é possível que existam essas alterações e as mesmas serão aqui explicadas e refletidas.


O programa será composto em páginas HTML, existindo uma sequência na fruição do artefacto.


1ª parte - introdução/ambientação

2ª parte - entrada imersiva com vídeo estimulando sentidos para transmitir ao utilizador a sensação de ser parte integrante da ação

3ª parte - interação e criação de textos generativos por temas

4ª parte - saída imersiva com vídeo (que termina reiniciando o projeto na 1ª parte) 






1ª Parte (Introdução)

O projeto inicia com ecrã contendo o título, subtítulo interativo e um button "Seguinte" que permite ao utilizador prosseguir na sua experiência de interação com o artefacto. O título aparece com letras sobrepostas, representando o emaranhar de ideias que se desdobrarão na génese do novo heterónimo. Esse desdobramento acontecerá ao mover o mouse para o button "Seguinte", que será intuitivo, e por essa razão não vai ser utilizada a tip com imagem sugestiva para fazer movimentações com o mouse, pois deixou de ser necessária dada a forma como se reformulou a interação com o título. Relativamente ao protótipo inicialmente proposto, este ponto foi alterado. Também a imagem estática foi alterada por imagens generativas, geradas com recurso à AI* (Deforum_Stable_Diffusion.ipynb). Foram igualmente adicionados recursos sonoros, que amplificam a experiência.



Inicialmente, no protótipo, foram definidos botões de navegação entre as páginas. Para tornar a experiência mais fluída e agradável, optou-se por retirar a sua maioria, sendo automatizada a passagem de uns pontos para os outros. Apenas na página inicial se manteve, o botão "seguinte" para ir para o passo seguinte, mas o mesmo está oculto, e apenas surge quando terminada a experiência sonora. Isso permite controlar a ação do público, não podendo passar para a próxima etapa do projeto (vídeo) sem terminar a experiência inicial. 





2ª parte - entrada imersiva com vídeo 

Aqui, é apresentado Tomás Xavier e um pouco da sua personalidade. O vídeo representa uma experiência de união entre o público e a personagem, no sentido de se sentir ele próprio e dar vida aos seus pensamentos no momento de criação literária.






Também aqui foram retirados os botões de interação. O vídeo inicia em autoplay e quando termina, o público é encaminhado diretamente para a fase seguinte, da experimentação. 

 

3ª parte - criação de texto generativo


Neste momento público poderá interagir com o programa e criar vários textos generativos, selecionando temas. Os textos são gerados a partir de dicionários, compostos de textos e poemas de Fernando Pessoa. Para terminar a experiência, pode a qualquer momento clicar no botão seguinte.







4ª parte - saída imersiva com vídeo (reiniciando o projeto na 1ª parte)

Tal como na segunda parte, voltamos ao vídeo imersivo, onde nos "despedimos" de Tomás Xavier. O vídeo inicia com autoplay, e quando termina, encaminha o programa para a página inicial, ficando pronto para a próxima pessoa usufruir.








Ferramentas e Técnicas


Vídeos AI: Deforum_Stable_Diffusion.ipynb 

Vídeos Tomás: MovieStorm

Vozes: TTS (https://freetts.com/)

Música: Pixies, Where Is My Mind (piano), obtido no youtube em:

          https://www.youtube.com/watch?v=XxthmuqWF1Q

Sons Type Writer: SoundJay, clips obtidos em: 

         https://www.soundjay.com/typewriter-sounds.html

Miro Video Converter: Utilizado para conversão de formatos de som e vídeos para mp4

Online Mp3 cutter: Utilizado para manipulação de clips de som, corte e efeitos, disponível em: https://mp3cut.net/

Versionamento e hospedagem: Gits e GitsHub

Editor: Visual Studio Code

Programação: HTML, CSS, JavaScript e P5.js



* AI (Artificial Intelligence)