Prova de Conceito
Prova de Conceito
Objetivos
Desenvolvimento
de um projeto de média-arte digital que consiste num sistema generativo que,
partindo de textos originais de Fernando Pessoa, possa criar textos novos,
reconhecíveis como pertencendo ao universo pessoano;
Projetar
e desenvolver um artefacto que possibilite a experiência e fruição estética de
um programa generativo, recorrendo à reapropriação de textos de Fernando
Pessoa, que reflita as suas criações assinadas por um outro heterónimo enquanto
autor dos textos generativos, envolvendo o público numa experiência imersiva e
interativa.
O
programa será desenvolvido pela própria artista, recorrendo a alguns conhecimentos
de HTML, CSS, JS e P5.js, bem como alguns conhecimentos adquiridos nos módulos
de FATAC (mais concretamente Programação Criativa e Arte Generativa, Média Arte
Digital e Vídeo Arte). Também serão desenvolvidos vídeos incorporados no
programa, com recurso ao programa Moviestorm e ao programa gerador (AI) Deforum
Stable Diffusion. Para melhorias e recolha
de feedback, são essenciais o contributo e a experiência do Professor Pedro Veiga
em críticas construtivas e o contributo de familiares e amigos enquanto
utilizadores no decorrer do desenvolvimento do programa.
Desenvolvimento
dos vídeos a incluir no projeto com recurso aos programas Moviestorm e Deforum
Stable Diffusion. Os primeiros vídeos para primeiras experiências de
funcionamento com as ferramentas, depois desenvolvimento dos vídeos a integrar
no projeto. Primeiros vídeos e experiências disponíveis no DDB em: https://ddbmsoberano.blogspot.com/p/media-arte-digital-mad.html
Definição
das ferramentas a utilizar, montagem da estrutura do programa e testes
integrados dessas ferramentas: VS Code, servidor local (P5 Server) e Gitshub;
Primeiros
desenvolvimentos de texto generativo: estudo da biblioteca open source poemario.js
e bibliotecas de P5.js: https://telepoesis.net/curso-breve/tutorial.html
e https://p5js.org/get-started/; Seleção
de temas e textos originais de F. Pessoa;
Definir
a narrativa do projeto, relativamente à experiência de navegação e interação do
utilizador;
Inicio
de implementação;
1ºs
testes com utilizadores;
Melhorias
decorrentes do feedback obtido;
2º
testes com utilizadores;
Melhorias
e ajustes;
Publicação
online;
Testes
finais;
Existe
ainda uma atividade contínua de testes funcionais e unitários, no decorrer do
desenvolvimento do projeto.
Figura 1 - Fluxograma de fases de desenvolvimento e implementação
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Figura 3 - exemplo de texto gerado com recurso ao
poemario.js |
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Figura 4 – Exemplo: T06: Dada poem generator by
creativecoding |