Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo,

igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação. Teve várias fases, entre as quais esta, sucedida já em maioridade. Ocorria-me um dito de espírito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventava, cuja história acrescentava, e cuja figura — cara, estatura, traje e gesto — imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vários amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distância, oiço, sinto, vejo. Repito: oiço, sinto vejo...

Sinopse - Pessoa Generativo

#Título #Projeto #Sinopse 




Título

Pessoa Generativo. Como sabemos como seria se nem ele sabe o que foi?


O título foi escolhido considerando um jogo de palavras partindo da célebre expressão pessoana "Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?". Com este título pretende-se evocar o espírito multi-facetado do poeta, constantemente atormentado pelas inúmeras almas que nele surgiam. Apela igualmente ao imprevisível, à impossibilidade de prever o output da geração de texto de forma generativa, e, dessa forma, representa essa questão em aberto que remete para a imaginação. 

Como seria um Pessoa Generativo?


Sinopse


Pessoa Generativo. Como sabemos como seria se nem ele sabe o que foi?  é um projeto de poesia generativa, com utilização de textos originais de Fernando Pessoa. Com este projeto pretende-se perpetuar o renascimento do poeta (ou a sua continuidade artística) na era digital e oferecer a possibilidade de contemplação da sua evolução na atualidade, como uma extensão dos pressupostos deixados pela sua heteronímia, musicalidade e tonalidade dos seus versos. O público poderá ter uma experiência de ser o poeta, ele-próprio, colocando-se no seu lugar, sentindo-se na sua pessoa enquanto autor e criador de textos generativos. Utilizando o programa para geração automática de textos desordenados, por temas selecionados, criados com recurso a um dicionário lexical composto de textos originais de Fernando Pessoa, a semântica dos novos textos transportará as palavras do poeta para novas criações textuais. Apelando a sensações e emoções, experiências visuais e auditivas, a sua fruição oferece uma experiência diferenciada no contacto com a poesia pessoana. Também possibilita a criação de novas criações literárias, “assinadas” por um novo heterónimo - Tomás Xavier, resultantes da compilação de textos geradas e guardados pelo público, no decorrer da sua experiência.