Relatório: Prototipagem
Etapas da A/R/COGRAFIA: Prototipagem
1. Título do projeto:
Pessoa Generativo. Como sabemos como seria se nem ele sabe o que foi?
2. Protótipo (provisório e descritivo)
Programa inicia com título interativo – “Pessoa Generativo”, ecrã fundo preto, em que ao mover o rato, o título oculta ou expande-se:
As instruções de
interação, serão apresentadas no canto inferior direito do ecrã, com imagem
sugestiva para interação com o mouse, e um button “continuar”.
Ao interagir com o título (hoover),
ouve-se o subtítulo narrado: “Como sabemos o que seria se ele não sabe o que
foi?”
Ao pressionar button “continuar”, inicia a execução do vídeo, onde poderá fazer pausa se assim pretender, stop, e continuar após execução do vídeo.
Em dúvida, deixar o stop? Por
um lado, permite rever o vídeo (stop-play), por outro se não o tiver, “obriga
a ver” o vídeo introdutório.
O vídeo exibe um personagem representativo do poeta generativo, representando um novo heterónimo, entrando numa sala e dirigindo-se para uma secretária onde tem um computador (imagens sugestivas, poderão ser diferentes na produção final):
Para essa
interação, existirão buttons na área inferior do ecrã, podendo
selecionar diferentes textos a gerar, por quatro temas de âmbito pessoano: Nostalgia
da infância, fragmentação do eu, a dor de pensar e o fingimento poético.
Poderá ainda
salvar os textos gerados que pretender, contribuindo para a criação de um espólio
deste autor generativo (nome e biografia ainda por definir). Existirá ainda um
botão para sair do programa, em que, ao clicar, surge novo vídeo voltando à
sala, onde será possível ver uma animação do poeta, levantando-se da mesa, e
saindo da sala. O programa finaliza, e fica apto a ser novamente iniciado por um
novo utilizador/leitor.
3. Materiais e técnicas a utilizar
Recurso
a computador, sistema operativo Windows 10 ou 11 e mouse para interação com o
programa. Utilização do editor Visual Studio Code, para desenvolvimento, debug
e execução de aplicações web, recorrendo ao uso de extensões e bibliotecas para
p5.js, como o p5.vscode que contém a extensão Live Sever, o que permite o
desenvolvimento do programa em p5.js e a sua execução a partir da máquina
local. Outros programas a utilizar, serão o MovieStorm para a criação de vídeo
e/ou imagens que serão incorporados no projeto e o MiroVideo Converter, para
conversão de clips de som em formato webm, requerido pelo MovieStorm. Na
concepção do programa, será utilizado o recurso a efeitos visuais e sonoros,
recorrendo a vídeos criados no MovieStorm e música e /ou clips sonoros obtidos
na internet. Serão criados algoritmos de programação em p5.js, que permitirão a
criação de poesias combinatórias e aleatórias com a interação do público,
partindo de poemas e textos da autoria de Fernando Pessoa. As funções de
interatividade com o programa também serão criadas com recurso a programação, e
através da utilização do teclado, mouse e/ou webcam incorporada no PC.
4. Equipamentos e outros requisitos necessários para a sua montagem
Os
equipamentos e requisitos necessários para a experiência são essencialmente:
1
mesa
1
cadeira
1
biombo (?)
1
auscultadores/phones
1
computador
1
mouse
1
ponto de eletricidade e 1 extensão
1
ponto de luz (candeeiro) de baixa intensidade
1
cartaz de “entrada” no espaço da montagem que poderá ser anexado no biombo (?)
Adereços
vários sobre a secretária, alusivos à escrita e ao poeta, como por exemplo,
livros, caderno para escrever, canetas, quadros ilustrativos do poeta, uma garrafa
de vinho e um copo. Ao lado do computador, uma breve biografia do heterónimo
generativo.
Separação
do espaço com recurso a biombo será interessante para proporcionar um canto
privado e intimista, tal como luminosidade muito baixa, para melhor qualidade
de imagem e evitar reflexos de luz no ecrã. Se possível, seria interessante a
montagem ser efetuada num canto da sala, utilizando as duas paredes naturais, e
o biombo para formar um espaço em forma de “C” e assim proporcionar um pequeno
espaço “fechado”.
As imagens
seguintes são meramente ilustrativas: