Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo,

igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação. Teve várias fases, entre as quais esta, sucedida já em maioridade. Ocorria-me um dito de espírito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventava, cuja história acrescentava, e cuja figura — cara, estatura, traje e gesto — imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vários amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distância, oiço, sinto, vejo. Repito: oiço, sinto vejo...

Relatório: Prototipagem

Etapas da A/R/COGRAFIA: Prototipagem

 

1.     Título do projeto:

Pessoa Generativo. Como sabemos como seria se nem ele sabe o que foi?

 

2.     Protótipo (provisório e descritivo)

Programa inicia com título interativo – “Pessoa Generativo”, ecrã fundo preto, em que ao mover o rato, o título oculta ou expande-se:




As instruções de interação, serão apresentadas no canto inferior direito do ecrã, com imagem sugestiva para interação com o mouse, e um button “continuar”.



Ao interagir com o título (hoover), ouve-se o subtítulo narrado: “Como sabemos o que seria se ele não sabe o que foi?”

Ao pressionar button “continuar”, inicia a execução do vídeo, onde poderá fazer pausa se assim pretender, stop, e continuar após execução do vídeo. 

Em dúvida, deixar o stop? Por um lado, permite rever o vídeo (stop-play), por outro se não o tiver, “obriga a ver” o vídeo introdutório.

O vídeo exibe um personagem representativo do poeta generativo, representando um novo heterónimo, entrando numa sala e dirigindo-se para uma secretária onde tem um computador (imagens sugestivas, poderão ser diferentes na produção final):





Ouvem-se ruídos de fundo, de máquinas/motores a funcionar, até que se senta. Nesse momento “sente” um impulso para escrever imparavelmente. A imagem vai mudando o ponto de vista e focando o ecrã do computador em grande plano. Neste momento o observador entra na mente do poeta, e passa a visualizar uma representação do que seria o ecrã do computador, podendo interagir e gerar poesia.

 




Para essa interação, existirão buttons na área inferior do ecrã, podendo selecionar diferentes textos a gerar, por quatro temas de âmbito pessoano: Nostalgia da infância, fragmentação do eu, a dor de pensar e o fingimento poético.

Poderá ainda salvar os textos gerados que pretender, contribuindo para a criação de um espólio deste autor generativo (nome e biografia ainda por definir). Existirá ainda um botão para sair do programa, em que, ao clicar, surge novo vídeo voltando à sala, onde será possível ver uma animação do poeta, levantando-se da mesa, e saindo da sala. O programa finaliza, e fica apto a ser novamente iniciado por um novo utilizador/leitor.





3.     Materiais e técnicas a utilizar

Recurso a computador, sistema operativo Windows 10 ou 11 e mouse para interação com o programa. Utilização do editor Visual Studio Code, para desenvolvimento, debug e execução de aplicações web, recorrendo ao uso de extensões e bibliotecas para p5.js, como o p5.vscode que contém a extensão Live Sever, o que permite o desenvolvimento do programa em p5.js e a sua execução a partir da máquina local. Outros programas a utilizar, serão o MovieStorm para a criação de vídeo e/ou imagens que serão incorporados no projeto e o MiroVideo Converter, para conversão de clips de som em formato webm, requerido pelo MovieStorm. Na concepção do programa, será utilizado o recurso a efeitos visuais e sonoros, recorrendo a vídeos criados no MovieStorm e música e /ou clips sonoros obtidos na internet. Serão criados algoritmos de programação em p5.js, que permitirão a criação de poesias combinatórias e aleatórias com a interação do público, partindo de poemas e textos da autoria de Fernando Pessoa. As funções de interatividade com o programa também serão criadas com recurso a programação, e através da utilização do teclado, mouse e/ou webcam incorporada no PC. 

 

4.     Equipamentos e outros requisitos necessários para a sua montagem

Os equipamentos e requisitos necessários para a experiência são essencialmente:

1 mesa

1 cadeira

1 biombo (?)

1 auscultadores/phones

1 computador

1 mouse

1 ponto de eletricidade e 1 extensão

1 ponto de luz (candeeiro) de baixa intensidade

1 cartaz de “entrada” no espaço da montagem que poderá ser anexado no biombo (?)

Adereços vários sobre a secretária, alusivos à escrita e ao poeta, como por exemplo, livros, caderno para escrever, canetas, quadros ilustrativos do poeta, uma garrafa de vinho e um copo. Ao lado do computador, uma breve biografia do heterónimo generativo.

Separação do espaço com recurso a biombo será interessante para proporcionar um canto privado e intimista, tal como luminosidade muito baixa, para melhor qualidade de imagem e evitar reflexos de luz no ecrã. Se possível, seria interessante a montagem ser efetuada num canto da sala, utilizando as duas paredes naturais, e o biombo para formar um espaço em forma de “C” e assim proporcionar um pequeno espaço “fechado”.

As imagens seguintes são meramente ilustrativas: