Esta tendência para criar em torno de mim um outro mundo,

igual a este mas com outra gente, nunca me saiu da imaginação. Teve várias fases, entre as quais esta, sucedida já em maioridade. Ocorria-me um dito de espírito, absolutamente alheio, por um motivo ou outro, a quem eu sou, ou a quem suponho que sou. Dizia-o, imediatamente, espontaneamente, como sendo de certo amigo meu, cujo nome inventava, cuja história acrescentava, e cuja figura — cara, estatura, traje e gesto — imediatamente eu via diante de mim. E assim arranjei, e propaguei, vários amigos e conhecidos que nunca existiram, mas que ainda hoje, a perto de trinta anos de distância, oiço, sinto, vejo. Repito: oiço, sinto vejo...

Prototipagem

Prototipagem


"O protótipo permite que o conceito do a/r/cógrafo seja confirmado ou ajustado através da incorporação de novos conhecimentos (investigação de âmbito aberto) e pelo teste e análise de versões experimentais (experimentação e reverberação)." Veiga, 2020 *


Nesta fase, procurou-se essencialmente investigar e determinar os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, nomeadamente, quais as técnicas, materiais e ferramentas a utilizar e a forma como se irá desenvolver o programa e como poderá proporcionar uma experiência ao público. No protótipo proposto, mais descritivo, demonstra-se já uma forma do projeto a desenvolver e quais os principais elementos que irá conter. Da mesma forma, estão previstas as técnicas de interação que o mesmo poderá possuir. 


Primeiros esboços


Instalação




Programa




Aspectos considerados


Narrativa/desenvolvimento 

O artefacto não tem uma "história" propriamente dita, mas pretende-se a materialização de um conceito, que vai ao encontro dos ideais da narrativa pessoana. Nos textos do poeta, a eternidade, a perenidade da sua escrita, a evolução dos seus textos após a sua morte, são temas muito versados e altamente importantes para o poeta (assinalados na escrita de vários heterónimos diferentes), inclusive, na sua carta onde esclarece a génese dos heterónimos, o Álvaro de Campos surge como o poeta que "sente um impulso para escrever", imparável e eterno. Assim, a narrativa que se pretende passa por conhecer e entrar um pouco na mente do poeta, enquanto um Pessoa generativo, que, se fosse dos dias de hoje, como poderia ser um heterónimo que criasse, autor de textos generativos? Esta narrativa permitirá experienciar e absorver sensações e evoluções da arte literária integrada em média-arte digital, na sua construção e evolução em tempo real. O público poderá sentir-se enquanto "personagem" que faz parte da narrativa. A mensagem do artefacto passa essencialmente pela denotação do "renascimento" do poeta  (ou a sua continuidade artística) na era digital.


Experiência/fruição 

Na relação do artefacto com o público pretende-se que o artefacto proporcione experiências visuais/sensoriais, apoiadas na "surpresa" e na novidade a cada poema gerado. Sendo do tipo  atmosférico/ambiental, apoia-se em sensações e emoções, permitindo a contemplação do texto gerado ao mesmo tempo que se procura proporcionar uma experiência diferenciada no contacto com a poesia pessoana.

- Envolvência com sons, conteúdo visual (vídeo), e material (artefactos que ficarão sobre a secretária)

- Estimular sensações e emoções 

- Contemplação / estimular ou despertar paixão pela poesia Pessoana

- Choque, na desconstrução de poemas que são ícones do poeta, e a partir deles a geração de novos: a utilização de texto original é uma forma que captar e manter a essência e autenticidade do poeta

- Interiorização / compreensão / identificação /expressão


Interação/evolução

O artefacto evolui em função da interação e da própria narrativa, passando do vídeo à geração de novos textos. Não se pretende que seja repetitivo, mas mutável, gerando sempre novos textos, com tema da escolha do público, e quando o público deseja um novo texto. Dessa forma,  proporcionará também a sensação da impulsividade da escrita pessoana. Por outro lado, como os novos poemas do heterónimo generativo são efémeros, e apenas se manifestam generativamente em run-time, será implementada também uma forma de guardar/salvar o texto por opção do público.


Limitações 

Não se prevêem condições limitativas. Contudo, se o público tiver conhecimento prévio do estilo, biografia e assinatura da escrita pessoana nos seus vários contextos, poderá usufruir da experiência de uma forma diferenciada, e sentirá, provavelmente, uma maior envolvência, conseguindo absorver a conclusão e o conceito de uma forma mais orientada.


Implementação/criação

Em termos de experimentação, após vários testes em ferramentas de programação on-line, como o p5.js online, ou mesmo o processing, escolheu-se o Visual Studio Code como ferramenta de edição principal, dado que dispõe de boas bibliotecas e extensões para programar em p5.js. Outra vantagem é a existência de extensões que possuem um server, pelo que é possível desenvolver, fazer debug e executar o programa à medida que o mesmo vai sendo desenvolvido. Assim, foram efetuados testes para o upload de vídeo, geração de texto recorrendo a algoritmos e uploads de música, de forma a testar a viabilidade da utilização do VS code. O mesmo revelou-se estável e poderoso nas ferramentas e recursos que oferece, e desta forma será o programa utilizado para o desenvolvimento do projeto. Outros detalhes relativamente ao protótipo, poderão ser encontrados na página: Relatório: PROTOTIPAGEM



Imagem sugestiva